🚨 envios suspensos indefinidamente devido à enchente em Porto Alegre🚨

No dia do trabalho, parabéns aos bilionários

Trabalhadores? Não existem mais: somos todos 'empreendedores'

No dia internacional dos trabalhadores, meus parabéns vão para os bilionários. Trabalhadores? Não existem mais: somos todos empreendedores.

Hoje em dia pega mal defender trabalhador. Coisa de comunista. Somos todos “MEIs”, “EIRELIs”, emissores ou emprestadores de notas. Ou também microempresários tomadores de microempréstimos para microalavancar nossos micronegócios.

Mesmo com carteira assinada, somos premiados com bônus, ações e promoções quando nos sentimos donas e donos de um negócio que nem é tão nosso. Esse discurso prevalece nas grandes empresas e é um sucesso. Olha lá o potinho de ouro no fim da sua vida!

Constrangidos ou iludidos, nos sentimos privilegiados e aceitamos. Que outra vida desafiaríamos desejar?

Não aceitamos por querer ou gostar. A alternativa é a rua da amargura, a fila do SINE ou, com sorte, a do INSS.

As consultorias, os coaches, o sistema de PJotização, o falso discurso antissistema dos velhos políticos da nova política funcionaram. É um feito e tanto.

Estendo os meu parabéns aos entusiastas do estado mínimo e aos startupistas.

Menção honrosa a Jeff Bezos e a Elon Musk: um grande parabéns a todos que prometem e investem fortunas numa vida melhor longe da Terra.

E, sem dúvida alguma, parabéns aos acionistas de marketplaces de produtos de origem duvidosa e de plataformas atravessadoras de mão de obra barata.

Merecem louvor, estão ganhando de lavada.

Parabéns! 👏🏼

Tiago escreve sobre tecnologia, política e desafios sociais contemporâneos. É editor e redator em Vida Indigital, e redator voluntário na Rede de Produtores de Conteúdo da Politize!, uma ONG dedicada à Educação Política. É jornalista e especialista em Ciências Humanas pela PUCRS. Trabalhou e empreendeu no varejo de livros por mais de 10 anos.
Pular para o conteúdo