🚨 envios suspensos indefinidamente devido à enchente em Porto Alegre🚨

Princípios Editoriais

Princípios Editoriais

Esta página fornece informações transparentes sobre Vida Indigital, nossos processos editoriais e sobre como nos esforçamos para criar notícias e conteúdos confiáveis.

Confiamos na integridade de nossos autores e na precisão das informações fornecidas. Porém, caso um erro seja cometido, reconhecemos a importância de admitir os erros e trabalhar com humildade para fornecer informações corretas sempre que houver erros. Consequentemente, encorajamos nossos leitores, colaboradores e fontes a nos fornecer feedback sobre os conteúdos publicados.

Nosso código de ética é baseado na predisposição de sermos precisos, justos e abrangentes, e para que nossos autores possam agir com honestidade, transparência e independência, incluindo a independência quando houver conflitos de interesse.

Verdade e precisão

Esperamos que nossos autores sejam o mais precisos possível. Obter fatos de fontes verificáveis é o princípio fundamental do jornalismo. Vida Indigital sempre busca a precisão, fornece os fatos relevantes disponíveis e garante que eles foram verificados. Vida Indigital deixa claro quando não consegue confirmar certas informações.

Independência

Os autores devem ser vozes independentes; Vida Indigital não atua, formal ou informalmente, em nome de interesses especiais, sejam eles políticos, corporativos ou culturais. A verificação de fatos por outros autores está sempre envolvida no processo de publicação.

Justiça e Imparcialidade

A maioria das histórias tem pelo menos dois lados. Embora não haja obrigação de apresentar todos os lados em cada peça, as histórias devem ser equilibradas e adicionar contexto. Conteúdos imparciais geram confiança e segurança.

Humanidade

Nossos autores não podem prejudicar outras pessoas. O que Vida Indigital publica ou transmite pode ser ofensivo para alguns, mas estamos cientes do impacto de palavras e imagens na vida de outras pessoas. Pessoas não-públicas têm direitos de privacidade que devem ser equilibrados com o interesse público em relatar informações sobre elas.

Prestação de contas

Um sinal seguro de profissionalismo e jornalismo responsável é a capacidade de se responsabilizar. As correções são publicadas quando os erros são descobertos. Vida Indigital ouve as críticas do público.

Seguimos o código de ética da Sociedade dos Jornalistas Profissionais. Ele orienta a prática jornalística de Vida Indigital. Citando diretamente alguns pontos, nos comprometemos a:

  • Mostrar compaixão por aqueles que podem ser afetados adversamente pela cobertura de notícias. Usamos nossa sensibilidade especial ao lidar com crianças e fontes ou temas delicados.
  • Somos sensíveis ao buscar ou usar entrevistas ou fotos de pessoas afetadas por tragédias ou luto.
  • Reconhecemos que a coleta e o relato de informações podem causar danos ou desconforto. Consideramos que a busca pelas notícias não é uma licença para a arrogância.
  • Concordamos que as pessoas não-públicas têm maior direito de controlar as informações sobre si mesmas do que os funcionários públicos e outras pessoas que buscam poder, influência ou atenção. Acreditamos que apenas uma necessidade pública superior pode justificar a intrusão na privacidade de qualquer pessoa.
  • Procuramos demonstrar bom gosto e evitar ceder à curiosidade lúgubre.
  • Temos cuidado ao identificar ou retratar suspeitos juvenis ou vítimas de crimes sexuais.
  • Temos cuidado ao nomear suspeitos de crimes antes da apresentação formal de acusações.
  • Equilibramos os direitos de um suspeito de um crime a um julgamento justo com o direito do público de ser informado.

Os conteúdos publicados neste site e nos perfis das redes sociais de Vida Indigital estão liberados para republicação, se observadas as políticas da licença Creative Commons 4.0, que autoriza a reprodução integral, desde que autores e fontes sejam citados. 

Quando você republica conteúdos que republicamos de outros sites, valem as regras de republicação da fonte original.

Vida Indigital se compromete a verificar todas as estatísticas e informações técnicas comparando-as com os documentos de origem e/ou declarando claramente a fonte das informações. Às vezes, isso envolve consultar um especialista externo ou a fonte primária das informações sobre o conteúdo em questão para verificação.

Nós nos orgulhamos da validade dos conteúdos que publicamos e, portanto, fazemos tudo para ter certeza de que as informações publicadas por nossos autores são precisas. Entendemos a importância de abordar alegações com ceticismo, pensar criticamente e defender a precisão de todas as maneiras possíveis.

Incentivamos nossos autores a manter em mente as seguintes considerações ao produzir artigos:

  1. “Dê crédito, reconheça e verifique as fontes de suas informações.”

  2. “Considere se você sabe o suficiente sobre as informações para se qualificar como uma fonte confiável.”

  3. “Pense criticamente ao abordar reivindicações.”

  4. “Nunca faça suposições.”

Em Vida Indigital, algumas seções apresentam informações automatizadas. Procuramos fontes e parceiros confiáveis para exibir todas as informações corretas. 

Porém, devido ao uso de serviços de terceiros, é importante salientar que sistemas em geral são passíveis de erros.

As informações e notícias financeiras não devem ser interpretadas como uma oferta ou recomendação de compra ou venda de uma moeda nem como conselho de investimento. Além disso, as informações acessíveis em qualquer parte deste site não constituem uma representação de que os investimentos aqui descritos são adequados ou apropriados para qualquer pessoa.

Você pode ler mais sobre Quem Somos neste link, e sobre as formas de monetização que utilizamos em Vida Indigital neste link.

Pular para o conteúdo