A vacinação contra a covid-19 no mundo

Banco Central barra pagamentos via WhatsApp, pelo menos por enquanto

Liberação dos pagamentos pelo WhatsApp foi adiada pelo Banco Central devido a riscos para a concorrência e para a privacidade de dados.
Livraria Indigital
Imagem: Daniel Constante, Shutterstock
Publicado originalmente em 15/06/2020.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou no dia 15 de junho a integração do Brasil ao novo serviço da empresa: o Facebook Pay.

Porém, o serviço foi suspenso no dia 23 após intervenção do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ao suspender os pagamentos via WhatsApp, o BC determina que as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard, que viabilizavam as operações financeiras, paralisem a função para que o órgão possa avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Já o Cade vê potenciais riscos para a concorrência.

A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato“, diz o Banco Central em nota.

O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados“, segue o texto. “O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.”

O lado Zuckerberg

Segundo o fundador do Facebook, enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp vai ser tão simples quanto enviar e receber fotos pelo aplicativo:

Hoje lançamos os pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro, como o compartilhamento de fotos. Também estamos permitindo que pequenas empresas façam vendas diretamente no WhatsApp“, anunciou o criador e CEO, Mark Zuckerberg, no dia 15 de junho.

O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando pagamentos no WhatsApp. Mais em breve!

Mark Zuckerberg

Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil“, diz o post.

WeChat

O movimento do Facebook se aproxima ao que o WeChat faz na China, onde é responsável por uma revolução na maneira de pagar no país e atualmente é também rede social e uma plataforma de vendas.

Blog do Nubank

Facebook Pay vai aceitar cartões de débito do Nubank

Veja como cadastrar o seu cartão de débito do Nubank no Facebook Pay:

  • Nas configurações do seu WhatsApp, vá na opção “Pagamentos”;
  • Depois, toque em “Facebook Pay” para ler os termos e condições e criar um PIN do Facebook Pay de seis dígitos;
  • Insira seu nome completo, CPF e dados do seu cartão com a função débito – número, data de vencimento e CVV;
  • Para verificar seu cartão, você vai receber, no app do Nubank, um código de seis dígitos para inserir no aplicativo do WhatsApp;
  • É só verificar – e pronto, seu cartão está cadastrado! 

Receba Vida Indigital 1x por semana, por e-mail