Assine a nossa newsletter

Nassim Taleb chama socorro financeiro de “socialismo corporativo”

Foto: Ian KuikUnsplash 

Em um artigo publicado esta semana no blog INCERTO, o megainvestidor e matemático probabilístico Nassim Nicholas Taleb – mais conhecido pelo bestseller corporativo de 2007 A Lógica do Cisne Negro – chama a atenção para os problemas éticos, econômicos e estruturais associados ao plano trilionário de socorro a empresas anunciado pelo governo dos Estados Unidos.

“Se você estudar o histórico dos socorros financeiros, eles estão lá“, diz o autor, se referindo às questões morais do despejo de dinheiro no mercado.

O governo está socorrendo investidores e gerentes, não você

Nassim Nicholas Taleb, no Medium

No livro, o autor alega que algumas pessoas chamam a pandemia de cisne negro – ideia central trabalhada na obra, que consiste em eventos totalmente imprevisíveis e disruptivos. Entretanto, diz ele que quem o leu, sabe que “uma pandemia é perfeitamente previsível e inevitável, um cisne branco, resultado da estrutura do mundo moderno“.

Não por acaso, um post do portal The Visual Capitalist desta semana trata a pandemia da COVID-19 como um evento cisne negro.

Leia o artigo completo de Nassim Taleb no Medium (em inglês):

Corporate Socialism: The Government is Bailing Out Investors & Managers Not You

Em 2018, Taleb afirmou à Bloomberg que a economia estava mais frágil que na crise de 2008

Taleb compartilhou no Twitter nesta sexta-feira, 27, um artigo no qual acusa Dominic Cummings, um estrategista político contratado do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de aconselhar políticas equivocadas de enfrentamento à pandemia.

Enquanto isso, no Brasil

Conversei hoje com Guedes. Ele vai colocar mais de R$ 600 bilhões em circulação

Abílio Diniz para o Infomoney