O mapa mundial da vacinação contra a covid

Celebridades propagam teorias da conspiração que ligam 5G à pandemia

Especialistas rejeitam rumores que se multiplicam sobre a relação entre a nova tecnologia móvel e a COVID-19.
Imagem de Ria Sopala por Pixabay

Ataques incendiários contra torres de telefonia 5G em Liverpool e em Belfast podem ter sido estimulados por teorias da conspiração que circulam nas redes sociais. Uma das teorias é a de que áreas próximas a antenas de 5G teriam uma maior incidência de casos da COVID-19.

Esforços para esclarecer o boato, tanto do governo como das agências de checagem e dos meios de comunicação, parecem não surtir efeito.

Além dos atores Woody Harrelson e John Cusack, a cantora Anne-Marie e jurados de programas como Britain’s Got Talent e Dancing on Ice também manifestaram a crença na teoria.

Reprodução.

Além dos incêndios às antenas, o assédio a funcionários de uma companhia telefônica também foi registrado.

Antes da pandemia do novo coronavírus, já circulavam boatos sobre os efeitos das ondas de 5G na saúde humana. Um exército de ativistas anti-5G já estava estabelecido. O fundador do grupo Stop5G no Facebook, John Kühles, é um conhecido pesquisador sobre ufologia. Este é o canal dele no YouTube.

Enquanto isso, no Brasil

O deputado estadual de Santa Catarina, Marcius Machado, que já presidiu o Partido da República Lages de acordo a página dele na Wikipedia, elaborou um projeto de lei para impedir a implantação da nova tecnologia naquele estado.

Uma das fakenews mais disseminadas sobre o 5G é sobre uma pesquisa com pássaros.

Uma rápida pesquisa nas redes sociais pela tag #stop5g pode revelar a extensão da resistência que a nova tecnologia já enfrentava. Entretanto, com a pandemia, um movimento radical começou a emergir: o #burn5G.

Guia Wired para o 5G

Vídeo: Guia para o 5G da Wired.com

As dúvidas sobre a segurança da radiação do 5G são comuns, e não são exclusivas do 5G: o 4G também enfrentou campanhas de desinformação que utilizavam boatos e suspeitas não comprovadas cientificamente.

Mas a indústria de teorias da conspiração trabalha incessantemente. A pandemia do novo coronavírus mostra isto muito bem: quais as teorias e as notícias falsas sobre o novo coronavírus você tem recebido? Envie para nós.

Confira a velocidade com que a pandemia se propaga, e por que você deve respeitar o isolamento social para frear a disseminação da doença. Novas instruções das autoridades de saúde recomendam que, se for necessário sair, usar uma máscara mesmo que feita em casa é melhor do que não usar nada.