Com informações de: The New York Times El País
Matt Rivitz e Nandini Jammi são as pessoas anteriormente anônimas por trás da conta Sleeping Giants, no Twitter. O perfil brasileiro, no entanto, permanece anônimo.
Com uma estratégia que não prevê boicote às marcas, empresas como Dell, Submarino, Claro e Telecine aderiram à iniciativa, que agora também conta com o apoio de Luciano Huck e Felipe Neto.
A conta nos Estados Unidos foi criada em 2016 para combater o que consideram discurso de ódio no Breitbart News e em certos programas da Fox News. A tática é simples: os idealizadores alertam as empresas para que cancelem anúncios em sites que publicam fake news.
Foi desta forma que o Breitbart News perdeu R$ 50 milhões de receita em publicidade ao longo de 2019.
“O homem que arruinou a extrema-direita nos EUA” é Matt Rivitz (foto acima) e é também o título de uma reportagem no jornal El País, publicada dia 17 de maio, que ajudou a “filial brasileira” do perfil a conquistar mais de 60 mil seguidores em apenas 3 dias.
Vocês querem me matar né?! É sério que chegamos aqui em apenas 3 dias?! Muito obrigado à todos vocês e obviamente deem uma olhada nessa thread feita pelo @felipeneto, o qual deixamos também público o nosso agradecimento. ✊🏽#SleepingGiantsBrasil https://t.co/yEN1vfw7tr
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) May 21, 2020
A lista de empresas que se comprometeu a retirar os anúncios de sites como Jornal da Cidade Online, até o fechamento deste texto, incluía o Banco do Brasil, Mastercard, Claro, Submarino, e Dell.
Assim que recebemos essa informação, solicitamos a retirada dos anúncios automáticos. Repudiamos qualquer disseminação de notícias falsas.
— Dell no Brasil (@DellnoBrasil) May 19, 2020
O Jornal da Cidade Online contra-atacou. Na matéria intitulada “Empresas que estão apoiando ‘censura’ ao Jornal da Cidade Online perdem clientes de maneira avassaladora“, o site publicou 10 prints de supostos cancelamentos de assinatura ou de boicote dos clientes às marcas que se posicionaram.
🚨DENUNCIA: Empresas que estão apoiando ‘censura’ ao Jornal da Cidade Online perdem clientes de maneira avassaladora #NaoCompreDell https://t.co/gA8N92wax5
— Jouberth Souza 🇧🇷 (@Jouberth19) May 21, 2020
O ataque de uma milícia digital impulsionou a hashtag #nãocompreDell mundialmente, gerando piadas na rede:
You know you’ve been tweeting too long when your eyes read #NaoCompreDell but your brain says #NaomiCampbell.
— Mikhaël Vervoort (@MikhaelVervoort) May 21, 2020
ANNE 500K pic.twitter.com/ValuxHyN1U
O ataque de robôs já era esperado:
The treatment of Sleeping Giants Brazil by the trolls in their first 48 hours is going pretty much as expected.
— Sleeping Giants (@slpng_giants) May 20, 2020
Hang in there, @slpng_giants_pt. pic.twitter.com/V7T43hm92r
Nesta quarta-feira, dia 20, o movimento recebeu os apoios de Felipe Neto e de Luciano Huck.
Belíssima iniciativa. Necessária. Vamos seguir. Vamos apoiar. @slpng_giants_pt pic.twitter.com/K61h3UYQf2
— Luciano Huck (@LucianoHuck) May 21, 2020
Qualquer pessoa é encorajada a postar prints quando encontrar anúncios de empresas sérias em sites que publicam fake news. Basta marcar o perfil @slpng_giants_pt no tweet.
Oi @GreenpeaceBR tudo bem? Parabéns pelo trabalho contra a #PL2633Não ! Sabemos que não é a intenção de vocês patrocinar a desinformação, então viemos avisar que encontramos anúncios seus em um site de fake news… O que acha de bloquear esse site na campanha do Google Ads?👇🏼 pic.twitter.com/iF7x2toK3R
— Vida Indigital (@vidaindigital) May 21, 2020
Inspirados pelo @slpng_giants,
— Vida Indigital (@vidaindigital) May 18, 2020
hoje vamos expor a @fastshop e a @americanascom. Encontramos anúncios destas empresas no site Jornal da Cidade Online – veículo denunciado em abril pela agência de checagem @aosfatoshttps://t.co/FdtMGYg92T
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