O mapa mundial da vacinação contra a covid

Sorteio de outubro: E Se Fosse Você?, de Manuela D’Ávila

Manuela D'Ávila é candidata à prefeita de Porto Alegre este ano. O livro tem prefácio de Felipe Neto que, assim como a autora, é vítima frequente de campanhas de difamação.

O livro que vamos sortear entre os assinantes da newsletter no mês de outubro trata de um tema mais que atual: as fake news. Intitulado “E Se Fosse Você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news”, a obra tem prefácio de Felipe Neto que, assim como a autora, é vítima frequente de fake news.

Para concorrer, basta ser assinante da nossa newsletter. Se ainda não é, preencha o seu nome e o seu e-mail. É grátis e você concorre a livros*.

O resultado do sorteio vai ser divulgado na newsletter do dia 25 de outubro.

  • os sorteios de livros vão até dezembro, um por mês, entre os assinantes da newsletter.

Sobre a autora

Manuela Pinto Vieira d’Ávila (Porto Alegre, 18 de agosto de 1981) é uma jornalista e política brasileira. Filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015, deputada estadual de 2015 a 2019 e candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018.

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, começou a carreira política no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre, eleita em 2004. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, alcançando recordes de votação.

Concorreu à prefeitura da capital gaúcha duas vezes. Na primeira vez, em 2008, ficou na terceira colocação. Na segunda tentativa, em 2012, ficou na segunda colocação, sendo derrotada ainda no primeiro turno por José Fortunati. Aquela foi uma eleição estranha, por sinal.

Foto: Jean Schwarz/Agência RBS

O partido de Ana Amélia Lemos, o PP, apoiou oficialmente o candidato do PDT, José Fortunati, e Ana Amélia, sem medo de represálias dos colegas, subiu no palanque com Manuela, ignorando orientação do partido.

Em 2014, foi eleita deputada estadual com a maior votação para o cargo naquele ano. Em 2017, foi indicada por seu partido como pré-candidata à Presidência para a eleição de 2018. No entanto, desistiu da candidatura e foi escolhida por Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, como sua candidata a vice-presidente. No segundo turno, a chapa foi derrotada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.

Fontes: Gaúcha ZH, Wikipedia

Sorteio anterior