visite a feira de discos usados

Sleeping Giants ganha apoio de empresas contra a desinformação

Com uma estratégia que não prevê boicote às marcas, empresas como Dell, Submarino, Claro e Telecine aderiram à iniciativa do Sleeping Giants, que agora também conta com o apoio de Luciane Huck e Felipe Neto.

Com informações de: 
The New York Times
El País

Matt Rivitz e Nandini Jammi são as pessoas anteriormente anônimas por trás da conta Sleeping Giants, no Twitter. O perfil brasileiro, no entanto, permanece anônimo.

Com uma estratégia que não prevê boicote às marcas, empresas como Dell, Submarino, Claro e Telecine aderiram à iniciativa, que agora também conta com o apoio de Luciano Huck e Felipe Neto.

A conta nos Estados Unidos foi criada em 2016 para combater o que consideram discurso de ódio no Breitbart News e em certos programas da Fox News. A tática é simples: os idealizadores alertam as empresas para que cancelem anúncios em sites que publicam fake news.

Foi desta forma que o Breitbart News perdeu R$ 50 milhões de receita em publicidade ao longo de 2019.

Foto: Reprodução The New York Times

O homem que arruinou a extrema-direita nos EUA” é Matt Rivitz (foto acima) e é também o título de uma reportagem no jornal El País, publicada dia 17 de maio, que ajudou a “filial brasileira” do perfil a conquistar mais de 60 mil seguidores em apenas 3 dias.

A lista de empresas que se comprometeu a retirar os anúncios de sites como Jornal da Cidade Online, até o fechamento deste texto, incluía o Banco do Brasil, Mastercard, Claro, Submarino, e Dell.

O Jornal da Cidade Online contra-atacou. Na matéria intitulada “Empresas que estão apoiando ‘censura’ ao Jornal da Cidade Online perdem clientes de maneira avassaladora“, o site publicou 10 prints de supostos cancelamentos de assinatura ou de boicote dos clientes às marcas que se posicionaram.

O ataque de uma milícia digital impulsionou a hashtag #nãocompreDell mundialmente, gerando piadas na rede:

O ataque de robôs já era esperado:

Nesta quarta-feira, dia 20, o movimento recebeu os apoios de Felipe Neto e de Luciano Huck.

Qualquer pessoa é encorajada a postar prints quando encontrar anúncios de empresas sérias em sites que publicam fake news. Basta marcar o perfil @slpng_giants_pt no tweet.

Pular para o conteúdo