Foto: M-SUR, Shutterstock
Em uma semana marcada pela demissão do ministro da saúde no Brasil em meio à pandemia do coronavírus, os líderes de extrema-direita das maiores democracias das américas voltaram a coordenar ataques à democracia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou na quarta-feira fechar o Congresso para que ele pudesse preencher vagas em seu governo sem confirmação do Senado, dizendo que estava frustrado porque os parlamentares não estavam em Washington para votar em seus candidatos a juízes federais e outros cargos no governo. A notícia é da agência Reuters.
Na entrevista coletiva a jornalistas, que ocorre diariamente na Casa Branca, ele acusou o Congresso de esvaziar as votações de propósito para sabotar o governo. “É uma farsa que eles fazem. É uma farsa e todo mundo sabe disso, e tem sido assim por um longo tempo”, disse Trump.
Não está claro, segundo a matéria, se os congressistas estão adiando as nomeações indicadas pelo presidente de propósito, ou devido ao distanciamento social imposto para conter a disseminação do coronavírus.
Donald Trump, também nesta semana, anunciou um corte do financiamento dos EUA à Organização Mundial de Saúde, desviando a responsabilidade do próprio governo nas ações tardias de contenção da pandemia.
President @realDonaldTrump is halting funding of the World Health Organization while a review is conducted to assess WHO’s role in mismanaging the Coronavirus outbreak. pic.twitter.com/jTrEf4WWj0
— The White House (@WhiteHouse) April 14, 2020
No Brasil
No Brasil, tanto o Congresso Nacional quanto o Supremo Tribunal Federal tem deliberado decisões emergenciais remotamente, por meios eletrônicos de forma temporária. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro acusou o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, de conspirar com o governador de São Paulo, João Dória, e com o Supremo Tribunal Federal, para derrubá-lo da Presidência da República.
Com base em um suposto dossiê, que não foi mostrado, afirmou que “parece que a intenção é me tirar do governo. Quero crer que esteja equivocado“, disse Bolsonaro ao comentar a aprovação pela Câmara de um projeto de socorro aos estados.
“Se isso tudo for aprovado, e outras coisas virão pela forma como está se comportando, vão matar a galinha dos ovos de ouro, que é o Brasil“, afirmou. “O Brasil não merece o que o senhor Rodrigo Maia está fazendo com o Brasil. O Brasil não merece a atuação dele dentro da Câmara“, disse Jair Bolsonaro em entrevista à CNN Brasil.
Rodrigo Maia rebateu. Em entrevista ao mesmo canal, afirmou: “o presidente não vai ter de mim ataques. Ele pode atacar, ele joga pedra e o Parlamento vai jogar flores para o governo federal”.
– Entrevista ao Jornalista @Magalhaes_CNN : https://t.co/WnFhIwuyAU
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 16, 2020
Assine a nossa newsletter grátis!
- Escala 6×1: quem consegue, foge
- O poder da direita nas redes: algoritmos e narrativas misóginas
- Enchentes no RS consolidam conservadores em Porto Alegre, diz sociólogo
- Candidaturas indígenas crescem, mas enfrentam racismo e politicagem
- O que é a Semana Farroupilha?
- O que foi a Revolução Farroupilha?
- Estudo explica a importância da rotulagem climática da carne
- Bancos podem tomar imóveis de devedores?
- Pablo Marçal: como lidar com um vigarista digital?