O mapa mundial da vacinação contra a covid

2ª parcela do auxílio emergencial é paga exclusivamente na Caixa

O governo federal mudou as regras para o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial. Uma das mudanças é que foram abertas poupanças digitais na Caixa para todos os beneficiários. Desta forma, mesmo quem tinha recebido a 1ª parcela em outro banco – inclusive quem havia informado uma conta-poupança na própria Caixa – agora precisa baixar o aplicativo oficial para movimentar a nova conta-poupança.

Outra mudança foi a criação de dois cronogramas de pagamentos da 2ª parcela. Veja os detalhes de cada um, e como você pode ter acesso à 2ª parcela do auxílio emergencial antes da 2ª fase do cronograma.

Ao baixar o aplicativo do auxílio emergencial na loja de aplicativos do seu celular, cuide para que seja o app oficial: os golpes na Internet se multiplicaram durante a pandemia.

Primeiro cronograma

Os R$ 600 ficam disponíveis na conta-poupança digital nas datas abaixo, não sendo possível realizar saques em dinheiro: apenas ficam liberados os pagamentos de boletos e compras com o cartão de débito digital diretamente da conta-poupança neste período:

Dia Mês de nascimento
20 de maio (quarta-feira)janeiro e fevereiro
21 de maio (quinta-feira)março e abril
22 de maio (sexta-feira)maio e junho
23 de maio (sábado)julho e agosto
25 de maio (segunda-feira)setembro e outubro
26 de maio (terça-feira)novembro e dezembro
Datas do pagamento do auxílio emergencial na conta-poupança digital da Caixa.

Se você possui uma conta digital que tem a opção de depósito via boleto, você pode emitir um boleto no outro banco e transferir o auxílio para a outra conta antes do prazo de saque, que começa apenas no mês de Junho. O Banco Inter, o Nubank, o Pagbank, entre outros bancos digitais, oferecem a opção de depósito por boleto e são isentos de tarifas.

Vida Indigital antecipou esta dica ontem no Twitter para você não precisar aguardar o segundo cronograma para sacar o dinheiro (clique no tweet para ver a explicação completa):

Segundo cronograma

Se você não possui conta em outro banco, mas precisa sacar o dinheiro vivo em uma agência da Caixa ou em lotéricas, terá que esperar no mínimo até 30 de maio. Para quem optar por transferir o auxílio por DOC para outro banco, o calendário para estes saques e transferências inicia conforme abaixo:

Dia Mês de nascimento
30 de maio (sábado)janeiro
1º de junho (segunda-feira)fevereiro
2 de junho (terça-feira)março
3 de junho (quarta-feira)abril
4 de junho (quinta-feira)maio
5 de junho (sexta-feira)junho
6 de junho (sábado)julho
8 de junho (segunda-feira)agosto
9 de junho (terça-feira)setembro
10 de junho (quarta-feira)outubro
12 de junho (sexta-feira)novembro
13 de junho (sábado)dezembro
Datas de liberação do auxílio emergencial para transferências e saques em dinheiro da poupança digital.

Assine grátis a nossa newsletter semanal

* indicates required

Por favor, marque abaixo que você concorda em receber os nossos e-mails:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para informações sobre privacidade e cookies, consulte a nossa Política de Privacidade.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.