Não é inédito: uma pequena livraria (que parece desativada) postou no Twitter em 2013 que estava aceitando Bitcoin.
Agora, em 2021, você pode pagar seus pedidos de livros e outros itens na Livraria Indigital com Bitcoin.
Por que isso importa?
Bitcoin é a principal e mais valiosa criptomoeda no mundo. Após anos sucessivos de subida no preço, há quem diga – em tom quase profético – que as máximas observadas este ano, girando em 64 mil dólares por Bitcoin, são só o “joelho” da curva de ascensão.
Além disso, todos os dias surgem novas soluções para baratear as operações com Bitcoin, que podem chegar a taxas que inviabilizam transações de pequenos valores, como pedidos de livros, por exemplo.
A diferença agora é que isso parece ter sido superado. Mas ainda há desafios, como a baixa adesão.
Como funciona?
As páginas dos nossos produtos agora apresentam tanto o valor em Reais quanto em Bitcoin.




Comprar com Bitcoin na Livraria Indigital é tão simples como qualquer outra compra na internet.
Você adiciona os produtos no carrinho, entra com as suas informações de login e entrega.
Ao final, existe a opção Bitcoin como forma de pagamento.
Ao selecionar Bitcoin como método e clicar em Finalizar Compra, transferimos você para o ambiente da OpenNode, a nossa parceira nesta empreitada.
Transferindo Bitcoin
A tela que você acessa após seguir os passos acima é esta: um código QR gerado pelo sistema da OpenNode, junto com o valor em Reais e o valor em Bitcoin.
Você também pode conferir os itens que está comprando.
Para fazer a transferência, você deve selecionar entre a rede Bitcoin ou a Lightning Network. Note que os códigos QR gerados para uma rede e outra são diferentes. É essencial realizar a transferência pela rede escolhida.
Usando a Rede Bitcoin padrão
Para pequenos pagamentos, é provável que você veja mensagens de erro na sua carteira ao tentar pagar valores muito baixos – para os padrões da Bitcoin.
Esta rede é recomendada para transferências de valores maiores, porém, é compatível com todas as carteiras (wallets), incluindo as mais populares: Coinbase, Trust Wallet e Metamask.


Usando a rede Lightning Network
Os chamados ‘micropagamentos’ são um dos principais gargalos da Bitcoin. Ao mesmo tempo, diversos projetos se debruçaram sobre esta limitação, e um dos pioneiros é a Lightning Network.
A Lightning Network possibilita a realização de pagamentos de pequenos valores com taxas compatíveis aos valores da transação.
Amplamente adotada em El Salvador – primeiro país a tornar o Bitcoin moeda corrente local -, a Lightning Network pode ser acessada por várias carteiras (wallets) disponíveis nas lojas de aplicativos.
Abaixo você encontra o nome de algumas das carteiras compatíveis com a Lightning Network, segundo o blog Bitrefill:
Phoenix
Bluewallet
Breez
Wallet of Satoshi
Bitcoin Lightning Wallet
Eclair
Muun
Zeus
Zap
Joule
Tippin.me
“o paper ainda é um trabalho em andamento”
frase na introdução do paper da Lightning Network
Sobre a OpenNode
O serviço OpenNode é compatível tanto com rede Bitcoin padrão, quanto com a Lightning Network – uma espécie de “rede paralela” à rede Bitcoin.
“OpenNode é a maneira mais fácil de aceitar Bitcoin. Disponibilizamos APIs, plug-ins e extensões simples, porém poderosos, para adicionar um gateway de Bitcoin ao seu negócio hoje“, diz o site da empresa.
Vida Indigital levou menos de uma semana para instalar e deixar tudo funcionando. Para aprovação do cadastro, é necessário passar pelo processo de verificação de identidade, ou KYC (Know Your Customer).