Livros até 90% OFF?

Pague seus livros na Livraria Indigital com Bitcoin

Agora aceitamos Bitcoin na Livraria Indigital. Um sistema simples promete popularizar os pagamentos instantâneos em cripto nas lojas virtuais.

Não é inédito: uma pequena livraria (que parece desativada) postou no Twitter em 2013 que estava aceitando Bitcoin.

Agora, em 2021, você pode pagar seus pedidos de livros e outros itens na Livraria Indigital com Bitcoin.

Por que isso importa?

Bitcoin é a principal e mais valiosa criptomoeda no mundo. Após anos sucessivos de subida no preço, há quem diga – em tom quase profético – que as máximas observadas este ano, girando em 64 mil dólares por Bitcoin, são só o “joelho” da curva de ascensão.

Além disso, todos os dias surgem novas soluções para baratear as operações com Bitcoin, que podem chegar a taxas que inviabilizam transações de pequenos valores, como pedidos de livros, por exemplo.

A diferença agora é que isso parece ter sido superado. Mas ainda há desafios, como a baixa adesão.

Como funciona?

As páginas dos nossos produtos agora apresentam tanto o valor em Reais quanto em Bitcoin.

Clique na imagem para acessar a Livraria Indigital
Reprodução

Comprar com Bitcoin na Livraria Indigital é tão simples como qualquer outra compra na internet.

Você adiciona os produtos no carrinho, entra com as suas informações de login e entrega.

Ao final, existe a opção Bitcoin como forma de pagamento.

Ao selecionar Bitcoin como método e clicar em Finalizar Compra, transferimos você para o ambiente da OpenNode, a nossa parceira nesta empreitada.

Transferindo Bitcoin

A tela que você acessa após seguir os passos acima é esta: um código QR gerado pelo sistema da OpenNode, junto com o valor em Reais e o valor em Bitcoin.

Você também pode conferir os itens que está comprando.

Para fazer a transferência, você deve selecionar entre a rede Bitcoin ou a Lightning Network. Note que os códigos QR gerados para uma rede e outra são diferentes. É essencial realizar a transferência pela rede escolhida.

Usando a Rede Bitcoin padrão

Para pequenos pagamentos, é provável que você veja mensagens de erro na sua carteira ao tentar pagar valores muito baixos – para os padrões da Bitcoin.

Esta rede é recomendada para transferências de valores maiores, porém, é compatível com todas as carteiras (wallets), incluindo as mais populares: Coinbase, Trust Wallet e Metamask.

Reprodução

Usando a rede Lightning Network

Os chamados ‘micropagamentos’ são um dos principais gargalos da Bitcoin. Ao mesmo tempo, diversos projetos se debruçaram sobre esta limitação, e um dos pioneiros é a Lightning Network.

A Lightning Network possibilita a realização de pagamentos de pequenos valores com taxas compatíveis aos valores da transação.

Amplamente adotada em El Salvador – primeiro país a tornar o Bitcoin moeda corrente local -, a Lightning Network pode ser acessada por várias carteiras (wallets) disponíveis nas lojas de aplicativos.

Abaixo você encontra o nome de algumas das carteiras compatíveis com a Lightning Network, segundo o blog Bitrefill:

Phoenix
Bluewallet
Breez
Wallet of Satoshi
Bitcoin Lightning Wallet
Eclair
Muun
Zeus
Zap
Joule
Tippin.me

“o paper ainda é um trabalho em andamento”

frase na introdução do paper da Lightning Network

Sobre a OpenNode

O serviço OpenNode é compatível tanto com rede Bitcoin padrão, quanto com a Lightning Network – uma espécie de “rede paralela” à rede Bitcoin.

OpenNode é a maneira mais fácil de aceitar Bitcoin. Disponibilizamos APIs, plug-ins e extensões simples, porém poderosos, para adicionar um gateway de Bitcoin ao seu negócio hoje“, diz o site da empresa.

Vida Indigital levou menos de uma semana para instalar e deixar tudo funcionando. Para aprovação do cadastro, é necessário passar pelo processo de verificação de identidade, ou KYC (Know Your Customer).